Buscar
  • CP Fisiatria

SONO

O período de sono do ser humano é muito importante para que ele mantenha o equilíbrio durante o dia. É um processo que envolve diversos e complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais em vários sistemas e regiões do sistema nervoso central. Ter uma boa noite de sono é tão importante quanto comer bem para manter as atividades diárias fluindo. Quando esse aspecto é afetado, a saúde e qualidade de vida sofrem junto.

As doenças de sono mais comuns são as insônias, sonolência excessiva e as que causam comportamentos anormais durante as horas de sono (como sonambulismo, despertar confuso e terror noturno). É comum que os primeiros sintomas apresentados em casos de distúrbios de sono sejam cansaço persistente, alterações de humor, memória, raciocínio, pensamento e rendimento. Em quadros mais graves os pacientes podem até apresentar doença cardiovascular e depressão.

O sono pode ser influenciado pelas diversas doenças que acometem o sistema nervoso central. Cada distúrbio precisa de um tipo de tratamento e cuidado específico. Caso você apresente sintomas causados por desequilíbrios de sono, uma visita ao neurologista pode ser bem vinda para tratamentos que irão fazer a rotina fluir melhor!

Algumas dicas para ter sono com qualidade:

- Criar uma rotina com horários regulares para dormir e acordar.

- Usar a cama apenas para dormir. Evite atividades como ler e assistir TV na cama antes de dormir.

- Mantenha o ambiente limpo, confortável, sem luz ou ruídos.

- Não ingerir alimentos e bebidas estimulantes como cafeína, energético ou álcool antes de repousar.

- Pratique exercícios físicos.

- Evite dormir durante o dia quando está com horários de descanso desalinhados.

- Não ingerir alimentos pesados pelo menos duas horas antes de dormir.

- Procure relaxar quando for se aproximando o momento de repousar.


© 2018 Todos os Direitos Reservados para Clínica Paulista. Desenvolvido por Agência OQF.

  • Facebook
  • Instagram