Buscar
  • CP Fisiatria

INFILTRAÇÃO POR PONTO GATILHO

Os pontos-gatilho são bandas de músculos tensionados que causam dor local. A infiltração por ponto-gatilho consiste em injetar anestésicos locais que liberam esses pontos de tensão muscular. O tratamento terapêutico inativa pontos onde ocorrem contrações persistentes de algumas fibras musculares. Os agulhamentos melhoram o controle da dor, reduzem a tensão muscular, equilibram as disfunções causadas pelos músculos tensos além de aumentar a amplitude dos movimentos.

Os pontos-gatilho podem aparecer em qualquer lugar do corpo, mas as tensões mais recorrentes são as dores de cabeça, na coluna e na face, como por exemplo nos casos de bruxismo. Maus hábitos alimentares, postura desalinhada, desidratações, noites mal dormidas e altos níveis de stress podem desencadear os males citados anteriormente. A infiltração do ponto-gatilho pode trazer alívio analgésico e relaxamento muscular praticamente imediatos. O paciente pode sentir uma sensação muito parecida com uma cãibra muscular durante a aplicação, mas ela logo passa. Esta técnica é ótima para encontrar e eliminar disfunções neuromusculares que levam à dor e déficits funcionais.

Deste modo, a infiltração serve como uma ferramenta para o sucesso do plano terapêutico de reabilitação do paciente. Após o relaxamento e liberação da dor, os movimentos ganharam amplitude e conseguimos seguir com acompanhamento de alongamento e fortalecimento muscular. A equipe de médicos integrada consegue auxiliar no restabelecimento da função corporal, conseguindo modificar os padrões dos fatores desencadeantes e obtendo resultados mais eficazes. Alguns corpos requerem mais de uma injeção, mas dificilmente são aplicadas mais de três vezes no período de seis meses, pois as injeções recorrentes podem causar danos na musculatura e atrapalhar o tratamento geral. A realização isolada de um único procedimento sem outras medidas preventivas, educativas e corretivas, podem fazer com que as tensões voltem, por isto vale a pena consultar especialistas que trabalhem em equipe para aumentar o bem-estar do paciente.


© 2018 Todos os Direitos Reservados para Clínica Paulista. Desenvolvido por Agência OQF.

  • Facebook
  • Instagram