© 2018 Todos os Direitos Reservados para Clínica Paulista. Desenvolvido por Agência OQF.

  • Facebook
  • Instagram

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO

O líquido sinovial é um líquido transparente e viscoso presente nas cavidades articulares, responsável por lubrificar as articulações e permitir o movimento suave entre essas estruturas.

O principal componente deste líquido é o Ácido Hialurônico , cujas propriedades viscoelásticas dão à articulação a capacidade de absorção de impactos e de lubrificação, assim como o óleo lubrificante em uma engrenagem.

A injeção de Ácido Hialurônico (AH), ou Viscossuplementação é a infiltração desse ácido, dentro da articulação, para recuperar.

Em joelhos com osteoartrite, o líquido sinovial apresenta uma diminuição na viscoelasticidade e altera a força de transmissão desses impactos à cartilagem do joelho, reduzindo sua resistência a traumas mecânicos e ao desgaste natural.

Essa substância, biológica ou sintética, forma uma capa ao redor das células interagindo com mediadores pro inflamatórios e ligando-se a receptores celulares, onde modula a inflamação e melhora a lubrificação, o que reduz os sintomas e a progressão da artrose.

Vários estudos científicos demonstrando os benefícios da viscossuplementação no tratamento da artrose tem surgido a cada dia e com resultados cada vez mais promissores.

Há décadas a injeção articular do ácido hialurônico para tratamento da osteoartrite é estudada e os resultados promissores têm tornado essa técnica comum na ortopedia e em outras áreas médicas.

Diversos estudos comparando pacientes com osteoartrite tratados e não tratados com ácido hialurônico demonstram, no grupo tratado, recuperação das propriedades fisiológicas e físico-químicas do líquido sinovial.

Esse tratamento visa promover uma melhora significativa da dor, recuperação da amplitude de movimento e aumento da qualidade de vida.

Dados científicos mostram ainda que os resultados alcançados com a viscossuplementação são superiores aos tratamentos tradicionais que envolvem o uso de antiinflamatórios.